top of page

AUTORES EM PSICANÁLISE

Psicanalistas, escritores, médicos, filósofos, pacientes etc. e suas contribuições para o campo psicanalítico.

(Esta é uma lista colaborativa - para correções, complementos e sugestões de autores entre em contato.)

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

África do Sul    Alemanha    Argélia    Argentina    Austrália    Áustria    Bélgica    Brasil    Bulgária    Canadá    Chile    Constantinopla    Croácia    Egito    Escócia    Eslováquia    Espanha    EUA    França    Galícia    Grécia    Holanda    Hungria    Índia    Inglaterra    Itália    Japão    México    Nova Zelândia     País de Gales    Palestina    Paquistão    Polônia    República Tcheca    Romênia    Rússia    Suíça    Ucrânia   

WERNICKE, CARL

WERNICKE, CARL

(Polônia/Alemanha*1848+1905) Neuropatologista, anatomista e psiquiatra citado amiúde por Freud em seu trabalho sobre as afasias. Ficou mais conhecido por seu trabalho com Paul Broca na localização funcional do cérebro. “afasia receptiva”, “encefalopatia”, “área de Wernicke”.

DEUTSCH, HELENE

DEUTSCH, HELENE

(Polônia/EUA*1884+1982) Psiquiatra, psicanalista. Possuía um interesse pelo socialismo, tendo participado de importantes reuniões e conhecido figuras como Rosa Luxemburgo. Primeira autora a publicar sobre a psicologia da mulher. Foi analisanda de Freud, e depois de Karl Abraham. “personalidade ‘como se’”, “psicologia da mulher”.

NUNBERG, HERMANN

NUNBERG, HERMANN

(Polônia/Áustria/EUA*1884+1970) Neurologista, psicanalista. Formado na clínica psiquiátrica de Burghölzli, com Bleuler, foi assistente de Jung nos experimentos associativos com palavras. Foi professor na Universidade de Cracóvia. Depois seguiu sua formação em Viena, até a emigração em 1932 para os EUA. Defendia a análise “leiga”, e também a análise didática nos institutos de formação. Interessava-se pelos aspectos curativos da análise. Foi também um dos primeiros a aderir a ideia de pulsão de morte. Foi analisando de Paul Federn. “psicose”, “bissexualidade”.

SOKOLNICKA, EUGÉNIE

SOKOLNICKA, EUGÉNIE

(Polônia/França *1884+1934) Formada em ciências biológicas, psicanalista. Introduziu o pensamento freudiano na França, na década de 20. Formou-se em Burghölzli, onde conheceu Jung. Teve um percurso profissional por Munique, Zurich, Varsóvia, Budapeste e, finalmente, Paris. Foi vice-presidente da Sociedade Psicanalítica de Paris. Realizou um trabalho analítico-pedagógico com um garoto, sendo uma das pioneiras na utilização da psicanálise com crianças. Foi analisanda de Freud e de Ferenczi. “análise infantil”.

BORNSTEIN, STEFF

BORNSTEIN, STEFF

(Polônia/Alemanha*1891+1939) Assistente social, educadora e psicanalista. Fez sua formação em Berlin e depois Viena. Participou da formação psicanalítica na República Tcheca. Foi analisanda de Josine Mueller-Ebsen. “análise de crianças”, “inconsciente parental”.

LOEWENSTEIN, RUDOLPH MAURICE

LOEWENSTEIN, RUDOLPH MAURICE

(Polônia/EUA*1898+1976) Médico, neurologista e psicanalista. Estudou com Eugen Bleuer em sua formação de neurologia na Suíça. Freud sugeriu que fosse para a França, treinar novos analistas. Lá também defendeu nova tese em medicina. Participou da criação da Revue française de psychanalyse. Foi analisando de Hanns Sachs. “psicologia do Ego” (junto com Ernst Kris e Heinz Hartmann).

BICK, ESTHER

BICK, ESTHER

(Polônia/Inglaterra*1902+1983) Educadora, psicóloga e psicanalista. Insatisfeita com o método experimental (tinha feito um doutorado em desenvolvimento infantil), buscou na psicanálise uma alternativa. Na guerra, trabalhou em creches para crianças evacuadas. John Bowlby a convidou para fundar o curso de psicoterapia infantil na Tavistock. Foi analisanda de Michael Balint, e depois de Melanie Klein. “método de observação mãe-bebê”, “pele psíquica”, “segunda pele”, “identidade adesiva”, “bidimensionalidade”.

RACKER, HEINRICH

RACKER, HEINRICH

(Polônia/Áustria/Argentina*1910+1961) Músico, psicólogo, psicanalista. Com o advento da primeira guerra, sua família se mudou para a Áustria, onde permaneceu até a invasão nazista. Em 1948 publica um seminal trabalho, “Observações sobre a contratransferência como instrumento técnico”. Foi analisando de Jeanne Lampl-de-Groot, Ángel Garma e depois Marie Langer. “transferência-contratransferência”, “ética e psicanálise”.

SEGAL, HANNA

SEGAL, HANNA

(Polônia/Inglaterra*1918+2011) Médica, psicanalista. Foi presidente da Sociedade Psicanalítica Britânica, e vice-presidente da IPA. Foi talvez a mais importante divulgadora do pensamento de Melanie Klein. Foi analisanda de David Matthews e Melanei Klein. “equação simbólica”, “simbolismo”, “estética”, “guerra”.

Título 1

bottom of page