AUTORES EM PSICANÁLISE
Psicanalistas, escritores, médicos, filósofos, pacientes etc. e suas contribuições para o campo psicanalítico.
(Esta é uma lista colaborativa - para correções, complementos e sugestões de autores entre em contato.)
África do Sul Alemanha Argélia Argentina Austrália Áustria Bélgica Brasil Bulgária Canadá Chile Constantinopla Croácia Egito Escócia Eslováquia Espanha EUA França Galícia Grécia Holanda Hungria Índia Inglaterra Itália Japão México Nova Zelândia País de Gales Palestina Paquistão Polônia República Tcheca Romênia Rússia Suíça Ucrânia
GADDINI, EUGENIO
(Itália*1916+1985) Médico, psicanalista. Fez parte da resistência ao fascismo. Foi presidente da Sociedade Psicanalítica Italiana, e correspondente das sociedades psicanalíticas na Grécia e na antiga Ioguslávia. Trabalhou a partir de Freud e Winnicott. Foi analisando de Emilio Servadio. “transtorno de ruminação”, “origens da vida mental”, “questão mente-corpo”, “organização mental fundamental”, “imitação/introjeção/identificação”.
AULAGNIER, PIERA
(Itália/França*1923+1990) Psiquiatra, psicanalista. Foi aluna e analisanda de Jacques Lacan, a quem seguiu quando de sua cisão com a SPP. Afasta-se de Lacan, contudo, por discordância quanto à institucionalização do “passe”, na formação dos analistas. Fundou o “Quarto Grupo” francês, juntamente com François Perrier, Jean-Paul Valabrega, Cornelius Castoriadis e outros. “pictograma”, “violência da interpretação”, “originário, primário e secundário”, “pensamento delirante primário”.
FERRO, ANTONINO
(Itália*1947) Psiquiatra, psicanalista, faz uma releitura de Bion e Winnicott, a partir do trabalho do casal Baranger. A análise como uma construção narrativa atual e compartilhada em campo. “derivados narrativos”, “metáfora”, “campo”.
CALLIGARIS, CONTARDO LUIGI
(Itália/Suíça/EUA/Brasil*1948+2021) Filósofo, escritor, psicanalista. Estudou a obra de Piaget, e foi aluno de Roland Barthes, Michel Foucault e Lacan. Tornou-se um importante divulgador do pensamento psicanalítico para o público em geral. “melancolia”, “superego”, “cultura”.
CIVITARESE, GIUSEPPE
(Itália*) Psiquiatra, psicanalista, trabalha na interface dos conceitos de Bion (com ênfase no pensamento onírico da vigília) e a estética. Possui formação na linha relacional da psicanálise. “BTF (Teoria de campo pós-Bion)”, “metáfora”, “paralelo entre experiência estética e análise”.